Tratamento

APARELHO FIXO

Muita gente acha que a correção dos dentes é uma vaidade e que somente os mais jovens precisam se preocupar com isso. Mas na verdade, todas as pessoas, em qualquer idade devem se preocupar com sua saúde bucal. 

Na infância, os pais devem levar os filhos ao dentista  a partir da dentição mista (6 anos ou um pouco antes), nesta primeira consulta com o Ortodontista será feita uma avaliação da arcada dentária, se o dentista  perceber a necessidade de abrir espaço para a chegada dos dentes definitivos, ou identificar uma má oclusão, a criança poderá fazer uso do aparelho dentário removível interceptativo, ou o Invisalign First  poderá evitar maiores problemas no futuro, e até evitar o uso do aparelho dentário fixo ou removível na adolescência, ou mesmo diminuir consideravelmente o tempo de uso de aparelho fixo.

A alteração nos dentes e bases ósseas (maxila e mandíbula), podem causar problemas na dicção e na respiração, que devem ser corrigidos precocemente com o uso dos aparelhos. Na pré-adolescência ou na adolescência é quando a maioria dos pais levam os jovens ao dentista para a correção dos dentes tortos  ou solucionar os dentes projetados pra frente, Hoje já existem diversas opções de aparelho dentário fixo: metálicos ou porcelana.

Atualmente um sorriso mais harmônico, é muito valorizado em nossa sociedade, indicando que a pessoa se preocupa com sua aparência e tem boa higiene bucal. A maioria das pessoas em idade adulta vão precisar procurar um ortodontista para a correção dos dentes, seja pela busca de um belo sorriso, seja para a correção de dentes apinhados ou tortos. Os dentes tortos, cada vez mais vão atrapalhar a boa higiene bucal, aumentando os riscos de cárie e aumentando as chances do aparecimento da halitose ( mau hálito),  dentes muito apertados, apinhados, muito provavelmente irão acumular restos de alimentos.

Com o alinhamento dos dentes (encaixe correto), os alimentos são mastigados com maior eficiência, melhorando a digestão e reduzindo a possibilidade de aparecimento de problemas gástricos.​ Os dentes alinhados além de proporcionar um belo sorriso, favorecem a correta sustentação dos músculos faciais, proporcionando uma harmonia facial.

QUANTO TEMPO VOU PRECISAR USAR APARELHO DENTÁRIO?

O tempo de uso do aparelho dentário vai variar de acordo com o aparelho escolhido, grau de apinhamento dos dentes,   problemas ósseos e a idade do paciente.

Os aparelhos dentários fixos também são usados quando é preciso movimentar os dentes. O aparelho fixo pode ser de metal ou de porcelana, alinhando os dentes e, assim, corrigindo problemas, tanto estéticos como  funcionais. Podem ter o intuito de ajustar a mordida, melhorando a qualidade de vida e evitando futuros problemas, e finalmente deixar o sorriso ainda mais bonito.

Os braquetes são fixados nos dentes com um material específico que não danifica o esmalte, nem tampouco altera a coloração dos dentes. Os braquetes, por sua vez, servem para sustentar o arco que pode ter mais ou menos força, dependendo do tipo e do calibre. No final da arcada dentária, nos últimos dentes, são colocados anéis de metal, onde toda a estrutura é sustentada e os arcos ficam presos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aparelho dentario fixo Campo Grande Mato

TODOS OS APARELHOS SÃO IGUAIS?

Não mesmo! O tratamento ortodôntico mudou drasticamente nos últimos anos, e, agora, possuímos mais opções do que nunca.

APARELHO FIXO CONVENCIONAL

O aparelho tradicional tem diversos benefícios, e em alguns casos, pode ser a melhor opção. Nossa equipe irá recomendar o tratamento que melhor pode ajudar o paciente a alcançar seu objetivo.

APARELHO FIXO ESTÉTICO SAFIRA

Eles possuem a mesma funcionalidade do aparelho fixo convencional, mas são feitos com materiais transparentes e tiram o incômodo do sorriso metálico. Eles usam bráquetes de  safira, desse jeito, ficam quase da cor do dente. 

É o mais transparente bráquete cerâmico gêmeo disponível, sendo muito mais transparente do que outros sistemas cerâmicos monocristalinos ou policristalinos. Cada bráquete de safira é criado a partir de um único cristal de safira pura - um dos materiais mais duros na natureza, perdendo apenas para o diamante. O cristal é afiado e polido termicamente em um suporte forte e bonito, quase invisível sobre os dentes. O aparelho fixo de safira apresenta controle rotacional excepcional,  permitindo um controle de resultados precisos, sem sacrificar a estética. 

aparelho fixo de safira clinica orto 1 p

APARELHO AUTOLIGADO

O aparelho autoligado,  também pode ser uma boa opção, por apresentar um tempo de resposta mais rápido se comparado ao modelo tradicional fixo. Enquanto o aparelho tradicional utiliza elásticos que “prendem” os arcos ortodônticos no lugar, e precisam ser “ajustados” nas consultas. Esses elásticos causam atrito e pressão que podem tornar o tratamento mais lento.

O Sistema de tratamento ortodôntico com o aparelho autoligado, não precisa de elásticos. Diferentemente, eles usam uma exclusiva porta deslizante que mantém o arco no braquete, o que permite o dente se mova mais rápida e livremente, e de maneira mais confortável.

O Damon System, uma maneira avançada de tratamento ortodôntico que necessita menos força, pode ser ser o recomendado para você. O sistema Damon não exige “ajustes MENSAIS” como os aparelhos convencionais, e faz mais do que apenas alinhar seus dentes – ele ajuda a moldar seu rosto por inteiro.

aparelho fixo autoligado clinica orto 1
clinica orto 1 ponta pora aparelho fixo